quarta-feira, 17 de fevereiro de 2010

Os cavaleiros carismáticos de Vivianner Fair

Vejam só meus amigos de pés peludos, fiz um pedido a Vivianne Fair e ela me atendeu, consegui uma pequena entrevista com ela e vou compartilhar com vocês, e eu gostaria muito de conseguir outros entrevistados, não só autores, mas pessoas que utiliza a internet para divulgar e propagar uma idéia ou informação, espero conseguir atingir esse objetivo, pois quem melhor para entrevistar e conversar do que um hobbit?

Então vamos falar sobre e com, Vivianne Fair, a minha autora brasileira favorita.

"Cavaleiros do RPG" foi o primeiro livro que li dela, e não será o ultimo. Não foi só o tema do livro e simpatia da autora que me conquistaram, personagens marcantes, a historia envolvente e o humor, a pitada que suaviza todo o enredo. O livro não se foca em RPG, então quem nunca jogou ou sabe o que é, vai entender o livro sem problema algum. Leiam o post da Camila no LeitoraCompulsiva (aqui). Comprei diretamente com a Vivianne, não tive problema nenhum em receber-lo e não achei caro.

Você está achando isso muita rasgação de ceda? Pois não é, o livro e a autora merecem cada elogio, veja a pequena entrevista.

1) Muito obrigado por aceitar responder algumas perguntas Vivianne, antes de mais nada, gostaria que você fala-se um pouco sobre você.
Vixe... vamos lá..rsrs. Não sei muito o que poderia falar de mim. Sou formada em Artes Plásticas Bacharel, tenho 30 anos. Sou cantora, escritora, quadrinista, ilustradora, atriz e tenho certeza que devo ter esquecido mais alguma coisa...rsrs
Sou mãe, amo cinema e videogames...

2) De onde veio a vontade de escrever o seu primeiro livro? Qual foi o seu maior incentivo?
Bem, quanto a isso, eu sempre amei ler, desde que aprendi. Escrevi muuito mesmo quando era pequena, meu pai me incentivava muito; adorava toda besteira que eu fazia! Eu escrevia sobre tudo, mas sem intenção de publicar.
Eu tinha muitos amigos viciados em videogame e em RPG, e eles sempre me contavam um bocado de bobagens de jogos e piadas. Formamos um grupo de teatro para comédias, chamado Final Fanta - foi de lá que veio meu apelido de chefa, inclusive, porque eu coordenava o grupo e ameaçava quem faltava..rsrs.
O "Cavaleiros do RPG" surgiu na verdade, com intenção de uma exposição. Fiz uma fotonovela com um grupo de amigos para a conclusão de curso, mas não daria tempo para terminar o roteiro; sendo que todo mundo dizia que amava. Então resolvi escrever o livro e passar as ideias para ele. O meu maior incentivo foi mesmo as risadas das pessoas, os e-mails que eu recebia, as pessoas que diziam ter se identificado com os personagens...

3) As suas experiências com a internet, como autora, são boas? Como foi lançar o seu primeiro livro pela internet?
Bem, eu não fazia ideia de que seria tão difícil! rss. Algumas pessoas acham que é só escrever e pronto; vai estar lá nas livrarias. Não é mesmo assim. Corri muito atrás, recebi dezenas de 'não's, mas tive uma agência literária que sempre me deu o maior apoio. Quando lancei o livro, não vendi muito. Começou a ir de boca em boca, resolvi fazer um site e por aí foi. Encontrei a comunidade do skoob, fiz muitos amigos e me diverti muito, e acabei me sentindo impulsionada a continuar.

4) Qual a melhor parte e qual a pior parte, na sua opinião, de lançar um livro dessa forma na internet?
Acho que não tem lá uma pior parte..rsrs. Na verdade, mesmo se eu conseguir uma editora tradicional para distribuir os livros pelo Brasil, vou continuar divulgando, fazendo amigos e escrevendo blogs. Quanto à distribuição do livro, é só esperar, que uma hora chega a minha vez, se eu for mesmo boa no que faço.

5) O seu segundo livro esgotou em pouquíssimo tempo, fale um pouco sobre o projeto "A CAÇADORA"
Nossa, nem eu acreditei! rsrs... A caçadora surgiu de tantos livros de vampiro que eu via sendo lançado por aí. Eram sempre os mesmos clichês, na sua maioria. Como eu já tenho experiência na área de sacanear clichê (cofcof*cavaleiros*cofcof) eu resolvi criar um que misturasse esses mesmos clichês, mas que saísse uma coisa nova e divertida. Se os vampiros são misteriosos, porque não um meio cara-de-pau e metido a sacana? Se as heroínas sempre são adolescentes com pose de adulta, por que não uma adulta que tem que fingir que é adolescente? Só que minha mania de escrever muito é enorme, então tive que dividir em uma trilogia..rsrs
Já quando estou escrevendo, tudo é muito espontâneo, e as piadas saem do nada. Não pense que eu também não caio na risada, ou choro, ou fico com raiva. Isso acontece demais! Tem vezes que estou relendo o texto e falo: "Eu não acredito que ele disse isso..."

6) Você já conheceu outros escritores como você, que ainda não possuem uma editora lançando seus livros, mas que estão conquistando fãs e vendendo suas obras com a ajuda das mídias sociais (blogs, twitter entre outros)?
Ah, claro que sim! Alguns inclusive tem editora hoje em dia; outros já desistiram; outros ainda continuam na luta. Infelizmente não tem só gente boa no ramo; tem alguns que perseguem os outros, como é em qualquer área. No skoob fiz amizade com muitos! Algumas obras são realmente dignas de crédito, é uma pena que as editoras prefiram apostar nos conteúdos apenas de fora...

7) Quem estiver interessado em adquirir as suas obras, onde podemos encontra-las
Bem, por enquanto no blog: www.recantodachefa.blogspot.com e através do meu email: vivi.fantasy@gmail.com o site da livraria Cultura também vende, mas é um pouco mais caro: http://www.livrariacultura.com.br/scripts/cultura/resenha/resenha.asp?nitem=9038354&sid=896137241111212786674406881&k5=3B406466&uid=

8) Por fim deixe um recado para os leitores, e muito obrigado mais uma vez.
Ei, não deixem de apostar nos autores nacionais! Nós mesmos temos que incentivar nossa cultura, que é muito vasta! Obrigada por todo o carinho, incentivo e força!

Fico triste que, por enquanto, nenhuma editora reconheceu o talento dela e de outros escritores brasileiros talentosos, que só estão ganhando visibilidade com a internet e muito esforço, esses são verdadeiros gênios da literatura. Aproveitando também, aqui no final do post, vou deixar o banner da campanha para a publicação da séria "A CAÇADORA" da Vivianne, assinem.

5 comentários:

  1. kkkk!! Tudo de bom! XD Ainda estou esperando seu banner... ;/
    Vou postar um link pra cá! kkkk!!

    ResponderExcluir
  2. =D que bom que você gostou,

    Olha, os desse link: http://hobbitnerd.blogspot.com/2010/01/banners.html

    Se tiver algum problema me avisa xD

    ResponderExcluir
  3. Eric! Só tenho que te dar os parabéns!! Adorei a entrevista que vez com a Vi e tenho certeza que isso vai ajudar muito!!! Ainda vamos ver essa pequena hobbit brilhando muito... Se os vampiros pode brilhar, porque os hobbits não?! hehehe
    Beijos
    Camila

    ResponderExcluir
  4. Hobbits brilhando? não sei pq lembrei de árvores de natal, mas tudo bem hehehehe,

    A minha intenção é realmente ajudar, mesmo com um post no meu simplório broguinho xD

    Obrigado por comentar Camila, fico muito feliz =D

    ResponderExcluir
  5. Adorei a entrevista... Descobri um poquinho mais da nossa querida Vivi! Parabéns querida e continue assim! Muito sucesso ;)

    Beijossss
    Lili

    ResponderExcluir

Vamos bater um papo.